sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O fim das unhas fracas: saiba como mantê-las fortes e saudáveis


Você já fez tudo o que sua manicure aconselhou. Dos tradicionais óleos de cravo aos esmaltes de cor escura e nada de suas unhas ganharem resistência. A cada dia que passa elas se tornam ainda mais frágeis e quebradiças. A notícia ruim? O hábito de fazer as unhas e trocar o esmalte toda semana pode ser uma das causas para este enfraquecimento.
Segundo a dermatologista Paula Chicralla, a unha é feita basicamente de queratina e as causas mais frequentes para o seu enfraquecimento vão desde o contato com produtos químicos (como detergente) a carência de determinadas vitaminas na alimentação. “A umidade excessiva e o contato repetitivo com água é a principal causa para o enfraquecimento das unhas. Em outro extremo, o ressecamento e a exposição ao calor fazem com que elas se desidratem e se tornem mais quebradiças”, afirma. Segundo ela, cerca de 20% das mulheres que chegam ao seu consultório reclamam de unhas fracas.
O hábito de estar sempre com as mãos bem feitas e com esmalte também pode prejudicar as unhas. “A acetona ou qualquer removedor de esmalte resseca muito as unhas, o que as torna quebradiças e sem brilho. Além disso, a retirada da cutícula deve ser sempre banida, já que pode agravar o problema, pois forma uma barreira natural que impede a penetração de fungos, bactérias e substâncias nocivas”, explica a dermatologista.
Tratamentos e cuidados
Para quem não abre mão da hora marcada toda semana na manicure, uma das alternativas é aumentar o tempo entre as idas ao salão de beleza. Com a diminuição do uso de acetonas e removedores, é importante a hidratação constante com cremes à base de ureia. “Esmaltes e bases fortalecedoras e óleos funcionam para hidratar a unha e a cutícula, mas, às vezes, não são suficientes para conter o enfraquecimento da unha”, explica Paula.
Segundo a médica ortomolecular Andreia Miceli, uma alimentação desregrada e carente de nutrientes pode ser o motivo principal do enfraquecimento das unhas, tanto as das mãos como as dos pés. "Se o organismo percebe a falta de proteínas, vitaminas e outros nutrientes, ele tende a direcionar esses nutrientes para órgãos essenciais e deixa de utilizá-los para a fabricação de unhas e cabelo", explica. Nesses casos, uma opção são os medicamentos por via oral, feitos especialmente de vitaminas derivadas do complexo B.
Para facilitar a sua vida, o EGO selecionou algumas sugestões de produtos para ajudar no fortalecimento das unhas.


Um comentário:

  1. Já ouvi falar muito sobre esse óleo da granado, dizem maravilhas dele, vou procurar, mas aqui nunca tem essas maravilhas.

    ResponderExcluir

 

Onde Suas Fotos Viram Arte! Slideshow: FranDesigns trip to Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, Brasil was created by TripAdvisor. See another Rio de Janeiro slideshow. Create a free slideshow with music from your travel photos.